sexta-feira, 12 de março de 2010

Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Cultural Gaúcho


Na manhã do dia 1º de outubro, no auditório da AIAMU, em Porto Alegre, a salvaguarda do patrimônio cultural do Rio Grande do Sul (RS) deu um enorme passo. Nesta ocasião, foi lançada a “Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Cultural Gaúcho”. O evento aconteceu durante o 52º Encontro Estadual de Vereadores, Diretores, Assessores, Servidores e Técnicos Legislativos de Câmaras do RS, que ocorreu nos dias 29 e 30 de setembro, 1º e dois de outubro. Este lançamento concretizou-se devido a uma articulação política feita pela vereadora Jussara Carpes com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs) e Legislativos de Porto Alegre e Bagé, parceiros desta frente.

O surgimento da frente

Na oficina do Plano de Ações das Cidades Históricas, ocorrida em Brasília, nos dias 13 e 14 de agosto, Jussara lançou esta ideia com um caráter nacional. Esta proposição foi acolhida e aprovada pelo IPHAN e por vários vereadores do RS. Desde então, a vereadora discutiu com vários parlamentares ligados ao setor cultural sobre a criação deste instrumento de defesa do patrimônio cultural. O RS foi o primeiro Estado do Brasil a formar tal frente. No Estado, 13 cidades são consideradas históricas. Já no Brasil, este número aumenta para 130 municípios.
Jussara, em sua explanação, lembrou o trabalho realizado por ela, enquanto secretaria de Cultura de Bagé na gestão (2005/2008) e ressaltou as ações parlamentares que vem desenvolvendo como vereadora. “Nós, em Bagé, fizemos o dever de casa quando estivemos no executivo, a frente da Secretaria de Cultura. Restauramos 10 prédios e investimos mais de 10 milhões. E, ao tornarmos-nos vereadora, levamos este acumulo e este aprendizado para o legislativo e compreendemos que podemos contribuir desde o lugar que estamos e já fizemos muitos avanços na legislação, na articulação com a sociedade e queremos socializar e contagiar nossos municípios como fizemos em Bagé”, disse a vereadora.

Primeira reunião

Dia 20 de outubro, nas dependências da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, aconteceu a primeira reunião desta Frente Parlamentar. Este encontro foi conduzido pela presidente da frente, vereadora Jussara Carpes e contou com a presença de vários outros vereadores e conselheiros culturais. Na abertura do evento, Jussara contextualizou os presentes sobre a importância da constituição da Frente Parlamentar e da ampliação para outros estados. Viabilizando assim, a Frente Nacional iniciada pela Frente Gaúcha. Logo após, cada edil explanou sobre as suas realidades locais.
Foi deliberado a criação de um blog desta frente (frenteparlamentaremdefesadopatrimonio.blogspot.com) e que no ano de 2010, as reuniões seriam mensais e aconteceriam em cada um dos municípios representados na frente. Em 2009 ainda aconteceu uma reunião - dias 26 de novembro. Tal reunião foi realizada na Câmara de Vereadores da capital gaúcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário