sexta-feira, 12 de março de 2010

Jussara palestra sobre Patrimônio Cultural em Ouro Preto


Nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, Jussara participou do I Fórum Nacional do Patrimônio Cultural, a convite do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) de Brasília, Luiz Fernando Almeida. Este evento ocorreu na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. Nesta oportunidade, a vereadora palestrou na sessão temática denominada Cooperação, Compartilhamento e Definição de Papéis. Tal convite se legitima devido à experiência de Jussara na área do patrimônio cultural - desde quando desempenhou a função de Secretária de Cultura de Bagé, na última gestão municipal (2005/2008), até a sua atuação enquanto vereadora da Rainha da Fronteira desencadeando e desempenhando várias ações nesta área.
Este fórum reuniu cerca de 700 participantes entre gestores nas esferas municipais, estaduais e federais, pesquisadores, profissionais, estudantes e representantes de instituições públicas e privadas de todo Brasil. Tal encontro foi promovido pelo IPHAN, em parceria com o Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários Estaduais de Cultura e a Associação Brasileira de Cidades Históricas (ABCH). O ponto principal deste encontro foi à construção conjunta do Sistema Nacional do Patrimônio Cultural (SNPC). O fórum teve abrangência nacional e foi voltado para a discussão, reflexão e construção conjunta da Política Nacional de Patrimônio Cultural (PNPC), buscando definir os desafios, as diretrizes e as estratégias de atuação dos gestores. Os próximos encontros acontecerão a cada dois anos, sempre nas cidades onde o prefeito for também o presidente da ABCH. Além da parlamentar, participou do fórum o ex-prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, que palestrou em uma sessão temática, dentre um dos dias do evento.
O prefeito Luis Eduardo dos Santos, e a Secretária de Cultura, Roséli do Couto, participaram do fórum assistindo as exposições e iniciativas bem sucedidas, inclusive a de Bagé.
Jussara também participou da reunião de prefeitos, que integrou as atividades do fórum. A vereadora explanou sobre a criação da Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa do Patrimônio Cultural e lançou o desafio da construção de frentes estaduais para potencializar a Frente Nacional.

A opinião da vereadora sobre o evento

“A importância de gestionar uma Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Cultural, tanto no âmbito Estadual quanto no âmbito Nacional, é algo imensurável para a salvaguarda dos patrimônios. Na fala do prefeito de Ouro Preto e presidente da ABCH, Ângelo Osvaldo, a nossa proposição e gestão da Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Gaúcho foi muito elogiada. Isso tem um significado ímpar, pois o prefeito, que está a frente da gestão desta cidade há dois mandatos, já foi presidente do IPHAN. Os estados de Pernambuco, Minas Gerais e Bahia vão aderir a frente e já solicitaram que eu ajude na condução destes processos. A frente mineira já ficou articulada neste encontro. Estes foram alguns dos pontos relevantes do encontro. Com certeza, a nossa participação no I Fórum Nacional do Patrimônio Cultural irá trazer muitos ganhos políticos para o patrimônio Cultural de Bagé, do Rio Grande do Sul e do Brasil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário